quinta-feira, 24 de julho de 2008

APARECEU A MARGARIDA

CIA TEATROFÍDICO
e
PROJETO USINA DAS ARTES
apresentam
APARECEU A MARGARIDA
de
Roberto Athayde

Roberto Athayde, um dos grandes autores responsáveis pelo divisor de águas da dramaturgia nacional, com texto de linhagem tragicômica e, pioneiro também na utilização de uma linguagem coloquial em cena – destaque no período da Ditadura Militar, do Autoritarismo – ficou conhecido mundialmente pela montagem, adaptação e tradução de “APARECEU A MARGARIDA “, para quase o Mundo inteiro, a partir do final dos anos 70 até hoje.
O autor – igualmente , ator e diretor teatral Renato Del Campão , artista local e profissional reconhecido há 30 anos no mercado artístico-cultural , detentor de alguns prêmios significativos e inúmeras vezes indicado – principalmente à categoria Melhor Ator/Troféu Açorianos – celebra sua maturidade artística com seu primeiro monólogo, um texto ácido – que não é de sua autoria – mas ao seu gosto e suficientemente genial, assistido por gerações e revisitado pela ótica do também diretor Eduardo Kraemer (orientador cênico da CIA TEATROFÍDICO, detentora de seis títulos em seu curriculo e, que mais recentemente, realizou uma adaptação ao lado DEL CAMPÃO, O ANJO EXTERMINADOR, de Luis Buñuel.
A proposta de trabalhar a linguagem popular do autor, numa encenação interativa – a platéia é a sala de aula da professora - , oportuniza o contato do público em geral e do Universitário com a obra de um artista inspirador e a dos profissionais locais, valorizando a história mundial, nacional e regional do teatro.
A trama, com áspero texto, é uma profunda análise psicológica da tortura, da perversão, dos mecanismos de opressão e de toda e qualquer tirania ditatorial, garantindo a identificação de todos, proporcionando reflexão dos artistas, quanto dos espectadores.
Sob forma de monólogo, retrata um dia na sala de aula da professora Dnª Margarida, narrando fatos da vida a alunos pré-adolescentes e marca a influência sobre o processo político de ditadura, pelo qual atravessava o país, quando de sua criação, na década de 70. A situação política faz com que o teatro assuma a sua função social, voltando-se para o questionamento da realidade brasileira. Apresentado de forma tragicômica, mesclando o real e o imaginário, a peça critica a política e o comportamento – inclusive do panorama atual – envolvendo a platéia, que torna-se parte da peça como se fossem alunos e a professora expressa as suas opiniões através das disciplinas curriculares de forma alegórica e, ao mesmo tempo, autoritária.

APARECEU A MARGARIDA , por ser uma sátira do poder em vários níveis ( político , didático e , amplamanete , psicológico ) , tem uma grande flexibilidade histriônica que permite montar a peça com atrizes de qualquer idade , assim como por atores também . Já houveram nove produções pelo Mundo com intérpretes do sexo masculino , apresentando-se sob vários aspectos ( travestidos ou não ) . Um exemplo disso é o ator multimídia George Preub ( que atua com o codinome de Mary Anos , na Alemanha ). Ele interpretou Dona Margarida com figurino masculino e make-up feminino . Sua atuação foi determinante , por ser a primeira ocorrida . No Brasil , outras três ocorreram e a mais sólida foi a de Lenicio Queiroga no Nordeste do Brasil ; mas a professora masculinizada já esteve na Argentina , na Grécia e na França também . O texto é um clássico do TEATRO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO , foi montada em mais de 30 países desde sua estréia em 1973 , com Marilia Pêra . O texto , originalmente escrito para o ator LUIS DE LIMA ( que adoeceu ) , passou pelas mãos de Leila Diniz ( falecida em acidente aéreo ) até chegar nas mãos de Marilia . No Rio Grande do Sul , a atriz Sandra Dani viveu ela nos anos oitenta , com absoluto vigor. Mas segundo o próprio autor Roberto Athayde “ a utilização de um veículo distanciado do protótipo da professora , tende a enfatizar o aspecto abstrato do texto como uma paródia supra-genérica , não só do Poder como do próprio ego humano “.
SERVIÇO :
o que ? APARECEU A MARGARIDA
quando ? de 11/10 a 02/12
onde ? sala Álvaro Moreyra
temporada ? sábados 21h e domingos 20h

FICHA TÉCNICA :
Autor – ROBERTO ATHAYDE
Direção – EDUARDO KRAEMER
Atuação – RENATO DEL CAMPÃO ( Dona Margarida ) e JAIRO KLEIN( aluno)
Cenografia , iluminação e sonoplastia – EDUARDO KRAEMER
Figurinos – ANTONIO RABADAN e CURSO DE DESIGN DE MODA E TECNOLOGIA DA FEEVALE
Fotos – LUCIANA MENA BARRETO
Material gráfico – EDUARDO KRAEMER
Make – up – NIKKI GOULART
Trilha pesquisada – CIA TEATROFÍDICO
Trilha composta – MANINHA PEDROSO
Realização – CIA TEATROFÍDICO

Nenhum comentário: